fbpx

A IMPORTÂNCIA DA LUZ

A luz é imprescindível e muitas vezes só damos conta da sua importância quando nos deparamos com a ausência da mesma.

A iluminação, quer seja natural ou artificial, é sem dúvida um dos principais elementos  na arquitectura e design de interiores. A luz tem o poder de tornar qualquer ambiente vivo e rico. A iluminação tem ainda o poder de transformar um ambiente de acordo com a sua utilização, criando cenas e efeitos distintos. A escolha da lâmpada é também tão importante quanto o candeeiro.

 

Apesar da principal função de um candeeiro ser o fornecimento de luz a um espaço, há muito mais que pode ser transmitido através do candeeiro. O seu formato, a quantidade e tonalidade de luz que projecta e a sua localização influenciam o ambiente criado no espaço. Também as lâmpadas possuem diferentes temperaturas de cor, intensidade e efeito, proporcionando conforto visual ao usuário ou desconforto quando mal escolhida. Logo é muito importante definir primeiro qual o ambiente que pretendemos criar.

Assim, damos algumas dicas a ter em conta na escolha de um candeeiro.

/ Dica 1: O primeiro passo deve ser sempre a definição do conceito para o ambiente.

/ Dica 2: É muito importante manter o conceito até ao fim do projecto. Caso opte por um candeeiro mais excêntrico, este confere personalidade ao espaço e funciona, ao mesmo tempo, como uma peça de decoração. Ainda assim, não deve ser descartado o conceito que se estabeleceu para o espaço, de forma a que tudo flua homogeneamente.

Após definir a ideia principal, é muito importante conseguir seguir esse conceito até ao fim do projeto. Isto porque um candeeiro excêntrico confere personalidade a um espaço e funciona, ao mesmo tempo, como uma peça de decoração. Ainda assim, não devemos descartar o conceito que se estabeleceu para o espaço, de forma a que tudo flua homogeneamente.

Dica 3: É também muito importante garantir que as áreas estão bem iluminadas de acordo com o objectivo. Por exemplo num Hotel, onde o cliente é a principal preocupação e onde existem pessoas em férias, como em simultâneo, pessoas em trabalho, há que ter vários espaços com diferentes intensidades de luz para garantir que todas as áreas estejam devidamente iluminadas para os vários objectivos.

Nos quartos de hotel é importante haver iluminação flexível. Deve haver iluminação suficiente para trabalhar, mas ao mesmo tempo acolhedora. Deste modo, a melhor opção são candeeiros que possibilitem a regulação de intensidade da luz.

/ Dica 4: A facilidade de controlo da iluminação também é um factor muito importante. Os interruptores devem ser de fácil acesso de acordo com a sua função.

/ Dica 5: Podemos utilizar a iluminação como meio para chamar a atenção aspectos que queremos destacar, como por exemplo uma peça de arte, um elemento arquitectónico do espaço ou mesmo uma passagem para uma determinada divisão. Os focos são os mais apropriados para este efeito, de modo a realçar o que importa.

CONHEÇA A NOSSA COLEcÇÃO DE ILUMINAÇÃO