E em mês de santos e de Camões, elegemos como a marca do mês o Laboratório d’Estórias.
Uma marca portuguesa, que surgiu em 2013 com o objectivo de contar a história de um Portugal diferente. O espírito do Laboratório d’Estórias traduz-se por um espaço experimental de design que pretende inspirar-se nas histórias da cultura popular portuguesa para reinventar objectos tradicionais, utilizando-os para contar novas estórias e, porque não, para recriar a própria história do país.
O resultado desta experimentação são peças como um manjerico petrificado com o suposto amor entre Perseu e Medusa, ou como o Corvo, símbolo de Lisboa, como um malandro que bicava as pernas das senhoras à porta das tavernas. Executadas a partir das técnicas ancestrais da cerâmica das Caldas da Rainha e de materiais como a faiança, as peças surgem como memórias, provas físicas de uma história que nunca existiu.
Como vivemos na Era das experiências, para além de contar a história, os autores pretendem envolver o público. Convidam ilustradores nacionais e até o próprio publico para acrescentar valor ao produto final com as suas próprias interpretações, conto e imagem. Pretendem assim que o público se envolva e faça parte da história e da experiência, levando-os muito mais além do que o propósito meramente decorativo ou funcional da peça.
Cada peça é uma peça e uma história única e dinâmica, pronta a ser descoberta. Do seu conjunto surge a mais-valia de uma colecção que funde a realidade com o mito, a tradição com a fábula; mas, acima de tudo, que dá largas à nossa imaginação, lançando um olhar fresco e irreverente sobre os ícones adormecidos da cultura popular portuguesa; objectos para dentro e para fora, que procuram contar uma outra história de Portugal.
Esta marca tem a particularidade de criar a experiência e querer envolver e convidar todos a participar, deste modo aposta no desenvolvimento e design de produto possuindo serviços de consultoria desenvolvimento e investigação, concepção, e gestão de todo o tipo de projetos e produtos artesanais e industriais.