Afinal, o que é uma casa com design?

15 Set 2021 | Blog, Dicas

O que é uma casa com design

Até poderia ser fácil de responder, mas não é tanto assim.

E por isso é que diversos profissionais da área, desde designers e arquitetos de interiores, decoradores, marceneiros, e toda uma equipa de profissionais trabalham em conjunto para lhe proporcionar a melhor versão de uma casa com design adaptada às suas necessidades.

Para um melhor entendimento, podemos destacar que uma casa com design tem por base um projeto de design de interiores que leva muito mais em conta do que apenas a beleza estética de um espaço. Entre vários outros fatores, leva para o planeamento do projeto a análise de variáveis como a funcionalidade, o aproveitamento inteligente do espaço, a harmonia dos elementos que compõem o ambiente, a conjugação de cores, estratégias para incorporar sistemas indispensáveis às habitações. Pode por vezes acontecer, num projeto de design de interiores, ser necessário reorganizar espaços, demolindo ou construindo novas paredes. A equipa de design analisa a casa ou divisão e estrutura-a da forma mais funcional possível para que possa ser aproveitado todo o espaço disponível de modo inteligente, garantindo a estética e harmonia do ambiente.

Design de Interiores Casas Com Design

– Design de Interiores para um Open Space T0 –

Design e decoração de casas pequenas e casas grandes

Por exemplo, numa casa pequena o design de interiores é extremamente importante, para uma boa organização e, sobretudo, para garantir que cada espaço é muito bem aproveitado, sem sobrecarregar os ambientes, mas mantendo a concordância. Já numa casa grande, o design de interiores é importante para criar conforto, organização, distribuição inteligente dos componentes da casa, por exemplo, recorrendo a peças chave no que toca ao mobiliário da casa.

Encontrar a melhor relação entre estética, conforto e funcionalidade é um verdadeiro desafio, por isso é que há profissionais a estudar com afinco para lhe proporcionar uma casa com design. Que é o mesmo que dizer uma casa com harmonia, estética, funcionalidade, organização, conforto e, acima de tudo, bem-estar.

Design de interiores de salas de estar

– Design de Interiores de Salas de Estar –

O que faz o designer de interiores?

Um especialista em design de interiores consegue tirar partido de todo o espaço disponível e estruturá-lo da melhor forma possível, de acordo com os gostos, objetivos e orçamento do cliente. A organização do movimento é um ponto de partida, e a divisão do espaço pode ser realizada através de paredes, móveis e até objetos. Ao mesmo tempo, o designer de interiores está atento às condições de conforto (térmico, luminoso ou até acústico), bem como à ergonomia.

Há quem opte por ser o “próprio designer” e decorar o espaço à sua maneira, o que nem sempre corre bem por motivos de inexperiência e pode levá-lo ainda a ter prejuízos. Por isso é cada vez mais frequente recorrer a empresas de design de interiores, como a Casas com Design. A equipa de designers de interiores da Casas com Design é composta por especialistas que já trabalharam com centenas de clientes e estão habituados a fazer projetos de design de todos os tipos de espaços. Veja aqui alguns exemplos.

Design de interiores de cozinhas

– Design de Interiores de Cozinhas –

Passo a passo para alcançar uma casa com design

#1 Contratar

O primeiro passo é definitivamente encontrar um bom profissional de design de interiores, a menos que seja um. Aquilo que ao início pode parecer um grande investimento, a longo prazo revela-se compensador. Evitará erros inconvenientes no pós-compra, falhas na conjugação dos vários elementos que compõem o espaço, arrependimento na hora de conjugar tudo, pois apenas terá oportunidade de visualizar o resultado final da sua casa depois de comprar efetivamente o mobiliário. Ao passo que através de um projeto de design de interiores, é lhe dada a possibilidade de ver uma réplica realista do que será o resultado final da sua casa, por exemplo, através do projeto 3D.

#2 Aconselhamento

Em seguida, o designer de interiores irá reunir-se consigo para o conhecer melhor, perceber os seus gostos e necessidades, trocar ideias, tirar todas as dúvidas, perceber o orçamento que tem disponível para que se possam adaptar opções às suas possibilidades. Não lhe será cobrado um valor superior ao que estiver disposto a gastar.

#3 Projeto de design de interiores

Chegados a acordo, o designer de interiores irá elaborar todo o projeto de design, apresentando-lhe demonstrações realistas de resultados finais para o seu espaço, seja sob a forma de moodboard, projeto 2D, projeto 3D, consoante as suas necessidades, mas sempre sujeitos à sua análise e discussão. Tudo para que possa ter uma visão o mais aproximada possível de como ficará a sua habitação.

#4 Produção

Mãos na massa, como se costuma dizer. Depois de aprovado o projeto, entram em ação a carpintaria, a costureira, o estofador, e quaisquer serviços que sejam necessários para cumprir as suas opções no projeto de design de interiores. Neste aspeto, contudo, terá de ter em atenção se o profissional ou empresa de design disponibiliza este tipo de serviços especializados, caso contrário terá de os obter por fora. Por exemplo, a Casas Com Design oferece diversos serviços especializados de decoração bem como fabrico próprio e mobiliário por medida. Veja aqui os nossos serviços.

#5 Montagens

Este é o passo final e mais aguardado. Sendo que o passo anterior é, por norma, o que leva mais tempo em todo o processo.

Design de Interiores de Casa de Banho

– Design de Interiores de Casas de Banho –

A importância do design de interiores

Decorar, planear e estruturar ambientes, seja em casa, no trabalho ou num espaço comercial, é fundamental e está longe de ser considerado algo supérfluo.

Os espaços interiores, em casa ou no trabalho, são as nossas paisagens diárias e têm mais efeito em nós do que poderíamos pensar. À partida será fácil perceber como se sente quando entra num espaço decorado, organizado e harmonioso em contraste com a sensação que experimenta ao entrar num espaço desorganizado, sem uma linha estética que proporcione harmonia, por mais limpo que possa estar o local passará sempre uma sensação de caos.

Design de interiores de espaços empresariais

– Design de Interiores de Espaços Empresariais –

Para além disso, os nossos espaços interiores estão repletos de objetos que estimulam os nossos sentidos, cores que evocam memórias e sensações, materiais que desencadeiam sentimentos, seja pelos seus cheiros, texturas, formas que tocam o subconsciente. Todos estes fatores constituintes dos espaços interiores influenciam a nossa impressão daquele lugar e como nos sentimos na presença deles.

Claro que quando o assunto é design, decoração ou estética, o gosto e a beleza são sempre subjetivos. Mas nesta fase já entendemos bem que design de interiores vai muito além de uma decoração que possamos achar ou não bonita.

A verdade é que a sua casa tem um grande impacto na sua qualidade de vida, já que passa muito do seu tempo nela. A casa é também um refúgio, o seu lugar seguro no mundo, é o ninho protegido onde se reúne com a família. Tudo o que esteja relacionado à casa, mexe com as emoções e bem-estar de cada um, ainda que a um nível inconsciente.

Como evitar erros de decoração?

Mais uma vez, recorrendo ao aconselhamento essencial de um profissional de design de interiores. Vou dar-lhe um exemplo prático. Imagine que compra um sofá ou cadeiras para a mesa de jantar e ao fim de algum tempo apercebe-se de que foi uma má escolha… Já pensou que irá sentar-se neles todos os dias? Parece uma decisão demasiado importante e arriscada para se fazer sozinho, sem ter em conta os inúmeros fatores que são necessários ponderar. Desde conforto, estética, qualidade, durabilidade, preço, material, tamanho, concordância com o restante mobiliário e muito mais. Demasiados fatores que para si podem ser uma dor de cabeça e um campo desconhecido, enquanto o designer de interiores trabalha com eles todos os dias e fará as melhores escolhas para a sua casa.

Design de interiores de quarto

– Design de Interiores de Quarto –

Se continuasse a mencionar todos os elementos essenciais no que toca ao design de uma casa, não acabaria de ler este artigo hoje. Mas acredito que nesta fase já conseguiu entender a importância desta decisão. Ainda assim, vamos recapitular…

Uma Casa Com Design…

… não é apenas uma casa com decoração bonita. Uma Casa Com Design é uma casa estruturada e organizada de forma inteligente, com aproveitamento da área (seja uma casa grande ou pequena) tendo em vista, sim, a beleza e a estética da decoração, mas também a funcionalidade do ambiente. O design de interiores combina a arte e a ciência para criar, restaurar ou readaptar o interior de qualquer espaço.

Design envolve inúmeros detalhes que ressoam em nós a um nível mais profundo. Objetos com caráter e presença são capazes de definir o cenário ideal para jantar e socializar, um ambiente de trabalho mais focado ou uma sensação de bem-estar num espaço projetado para relaxar.

Espero que estas dicas o ajudem a alcançar a casa com design ideal para o seu estilo de vida.

 

INSPIRE-SE NOS NOSSOS PROJETOS

Condições de acesso

Gostava de fazer um projeto de interiores, remodelar uma divisão ou usufruir de um serviço de decoração específico?

Estamos disponíveis para esclarecer
todas as duas dúvidas.

Deixe-nos uma mensagem!

 

ambiente fest com cores neutras e arrojadas vermelho

Gostaria de receber dicas e novidades sobre decoração?

Deixe o seu email e saiba sempre todas as novidades, promoções e dicas de decoração e design. 

Atenção! Para finalizar a subscrição por favor confirme através do email na sua caixa de correio (verifique no spam).