Camas estofadas, sim ou não?

30 Set 2020 | Ambientes, Dicas

Camas estofadas
Sabia que a cama é onde passa uma boa parte da sua vida?
Por essa razão, é essencial escolher um modelo que se adeque ao seu estilo de vida e às suas necessidades, pois é onde vai começar e terminar o seu dia.

    Camas estofadas ou em tecido

Hoje em dia, existe uma infinidade de opções de camas, desde camas com cabeceira ou sem (apenas sommier), estofadas ou de madeira e/ou metálicas, com ou sem arrumação e até em diversos formatos. Neste artigo vamos centrar-nos nas camas estofadas e pontos a ter em consideração se optar por uma.

As camas estofadas para além de serem mais confortáveis física e visualmente, podem dar um toque de sofisticação e muito pessoal ao seu quarto.
No entanto temos de ter em consideração vários fatores ao escolher uma. Assim listamos alguns:

#1 LIMPEZA

Camas estofadas precisam ser limpas regularmente para evitar a acumulação de pó. É, por isso, importante conhecer bem o tipo de tecido que será aplicado na cama de forma a entender a sua resistência, durabilidade e limpeza.

 

#2 ROTINA

Se adora ler, conversar ou até mesmo assistir ao último episódio da sua série favorita na sua cama. Nesse caso, opte por um modelo com a cabeceira mais alta (mínimo 1.20 m) para um suporte acolchoado na zona do pescoço e cabeça. Além disso, a cabeceira estofada protege a parede contra abrasão.

 

#3 CLIMA

Se o seu quarto tem tendência a ficar quente no verão e húmido ou frio no inverno, uma moldura forrada a tecido absorvente pode não ser a melhor opção. A sua cama foi criada para adicionar conforto à sua vida diária, portanto, certifique-se que se adapta à sua casa e ambiente.

#4 MANCHAS

Nas camas estofadas principalmente a tecido, podem aparecer algumas manchas e nódoas com o tempo devido ao uso. Por essa razão, é recomendado a limpeza com um aspirador pelo menos uma vez por semana (dependendo do tipo de tecido aplicado). Atenção, no entanto, se tem por hábito encostar a cabeça na cabeceira da cama diariamente, poderá ter que lidar futuramente com possíveis manchas de gordura. Uma solução é fazer a impermeabilização da cama, que vai permitir criar uma camada protetora do tecido e evitar que a sujidade se entranhe neste. Aconselhamos sempre complementar a impermeabilização com a limpeza regular do estofo que depende das orientações do fabricante do tecido.

#5 ANIMAIS

Para quem tem animais em casa, uma cama estofada pode não ser a melhor opção. O pêlo dos nossos amigos de quatro patas pode muito possivelmente ficar preso no tecido e este pode ser rasgado com as garras. Ainda assim, para quem quer mesmo uma cama estofada, já existem opções mais resistentes e fáceis de limpar, como é o caso da microfibra.

#6 ALERGIAS

Para quem sofre de alergias, o modelo de cama estofada não é o mais aconselhável, pois tem tendência a acumular mais ácaros. Caso continue a preferir camas em tecido, escolha materiais como couro ou tecidos com tratamentos anti-ácaros. Isso ajudará a evitar que o pó se acumule.

#7 ESPAÇO

 

As camas estofadas têm tendência a ocupar mais espaço do que outros modelos, como camas de estrutura metálica ou madeira. Para um quarto pequeno, uma cama estofada pode resultar num espaço apertado e com passagens estreitas. Se necessário, pode sempre escolher um tecido branco ou cinza claro para minimizar o impacto visual.

#8 ESTÉTICA

 

Cores e padrões criam versatilidade estética. O cinza, o creme e até o azul são cores que combinam perfeitamente com uma ampla gama de materiais diferentes como a madeira ou o metal. Estes tons também são ideais para quem deseja um ambiente relaxante, mas que não é desprovida de cor. Se prefere uma aparência mais ousada, cores mais vibrantes ou padrões podem funcionar quase como uma obra de arte que pode ajudar a adicionar cor às suas paredes.

Sem dúvida que uma cama estofada é garantidamente uma peça central e cativante em qualquer quarto. De vários estilos, desde camas com cabeceira em capitonê e cabeceira com tachas, uma cama estofada e com qualquer estilo de cabeceira fará com que seu quarto pareça mais personalizado e sofisticado.

Veja aqui um exemplo de uma cama estofada desenhada por nós, disponível para encomenda na nossa loja online.

 

Condições de acesso

Gostava de fazer um projeto de interiores, remodelar uma divisão ou usufruir de um serviço de decoração específico?

Estamos disponíveis para esclarecer
todas as duas dúvidas.

Deixe-nos uma mensagem!

 

Deseja receber dicas e novidades do universo do design de interiores?

Deixe o seu email e saiba sempre todas as novidades, promoções e dicas de decoração e design. 

Atenção! Para finalizar a subscrição por favor confirme através do email na sua caixa de correio.