Para escolher um tapete, temos de saber primeiro qual o seu destino e objetivo. A escolha de um tapete vai muito mais para além da estética! A escolha de um tapete é sobretudo sobre conforto. Conforto visual, conforto acústico, conforto físico…
Podemos dividir os tapetes em 3 grandes grupos: Residencial, Office e Contract, que se distinguem quanto ao tipo de espaço a que se destinam. Por exemplo, um tapete para um hotel terá de apresentar características específicas e diferentes de um tapete que se destine a uma habitação, ondem as necessidades são diferentes.
Assim, os fatores a equacionar vão desde a zona a que se destina, para percebermos se devemos optar por um pêlo mais alto ou mais baixo, mais ou menos denso, ao tipo tráfego que esperamos para cada uma das divisões. Aspetos que devemos ter em conta são: padrão, cor, textura, resistência ao tráfego, capacidade de insonorização, produto natural ou sintético. Existem diversos tipos de ofertas, quer em produtos naturais, sustentáveis e amigos do ambiente ou sintéticos, que poderão ser igualmente “ecofriendly”, tendo em conta que atualmente grande parte dos fios são feitos a partir de materiais reciclados.
A nível nacional temos empresas como a Santos e Monteiro, a MA Salgueiro, Ferreira e Sá ou a Lusotufo onde as opções são variadíssimas para os 3 grupos. Desde várias espessuras de pelo, padrões ou lisos, sintéticos ou de lã, e onde temos a possibilidade de fazer por medida também. Muito importante para o sector hoteleiro são, por exemplo, as alcatifas com resistência à abrasão devido ao grande tráfego que essas superfícies recebem, assim como a possibilidade de ter grandes dimensões.
A nível internacional e mais focado no grupo residencial destacamos a Lorena Canals, que apresenta um rico leque de opções em lã e algodão laváveis. Muito importante para quartos de criança, por exemplo, são tapetes que possam ser lavados nas máquinas de lavar. Feitos à mão em algodão natural e corantes não tóxicos, ou fibra de lã natural, muito confortáveis e fofos, fáceis de mover, facilitando as tarefas do dia a dia.
Marcas escandinavas como Muuto, Hay, Normann Copenhagen apresentam opções em lã ou sintéticos com medidas standart. A Muuto tem opções de tapetes feitos à mão em lã da Nova Zelândia com padrões inspirados nos pisos de outras épocas e na sobreposição de sombras. A Hay, para além de tapetes com padrões geométricos e lisos tem um tapete particular feito por bolas de feltro coloridas, amarradas com cordão e costuradas, ideal para colorir qualquer espaço e para quem gosta de andar descalço.