fbpx

COMO ESCOLHER UM TAPETE

Para escolher um tapete, temos de saber primeiro qual o seu destino e objetivo. A escolha de um tapete  vai muito mais para além da estética! A escolha de um tapete é sobretudo sobre conforto. Conforto visual, conforto acústico, conforto físico…

Podemos distinguir os tapetes em 3 grandes grupos: Residencial, Office e Contract.

Os fatores a equacionar vão desde a zona a que se destina, para percebermos se devemos optar por um pêlo mais alto ou mais baixo, mais ou menos denso, ao tipo tráfego que esperamos para cada uma das divisões. O que devemos ter em conta é: o padrão, cor, textura, resistência ao tráfego, capacidade de insonorização, produto natural ou sintético. Existem diversos tipos de ofertas, quer em produtos naturais, sustentáveis e amigos do ambiente ou sintéticos, que poderão ser igualmente “ecofriendly”, tendo em conta que atualmente grande parte dos fios são feitos a partir de materiais reciclados.

A nível nacional temos empresas como a Santos e Monteiro, a MA Salgueiro, Ferreira e Sá ou a Lusotufo onde temos variadíssimas opções para os 3 grupos com varias espessuras de pelo, padrões ou lisos, sintéticos ou de lã, e onde temos a possibilidade de fazer por medida também. Muito importante para o sector hoteleiro alcatifas com resistência à abrasão devido ao grande tráfego assim como a possibilidade de grandes dimensões.

A nível internacional e mais focado no grupo residencial existe a Lorena Canals, que apresentam um variadíssimo leque de opções em lã e algodão laváveis, muito importante para quartos de criança por exemplo. Tapetes que podem ser lavados nas máquinas de lavar. Feitos à mão em algodão natural e corantes não tóxicos, ou fibra de lã natural, muito confortáveis e fofos, fáceis de mover e que facilita as tarefas do dia a dia com tapetes laváveis.

Marcas escandinavas como muuto, hay, normann apresentam opções em lã ou sintéticos com medidas standart. A muuto tem opções de tapetes feitos à mão em lã da Nova Zelândia com padrões inspirados nos pisos de outras épocas e na sobreposição de sombras. A Hay, para além de tapetes com padrões geométricos e lisos tem um tapete particular feito por bolas de feltro coloridas, amarradas com cordão e costuradas, ideal para colorir qualquer espaço e para quem gosta de andar descalço.

CONHEÇA ALGUNS DOS NOSSOS TAPETES