Decoração de Natal: o que não pode faltar em sua casa

26 Nov 2021 | Decoração, Dicas, Natal

Decoração de Natal Casas Com Design

Além da árvore de Natal, é claro, há outros elementos que consideramos essenciais e, como tal, não podem faltar na sua decoração de Natal. Isto é, se quiser garantir que o espírito natalício e a magia desta época estão presentes em sua casa e são capazes de contagiar todos os seus convidados.

Escolha um estilo para a de decoração de Natal

Antes de partir para uma aventura de compras aleatórias é uma boa ideia pensar antes qual o estilo de decoração de natal que deseja ver na sua casa. Desta forma, garante que o resultado final será um ambiente harmonioso e em concordância em todas as divisões. Além disso, também acaba por poupar algum dinheiro, já que sabe exatamente aquilo que vai à procura.

Entre tantas opções possíveis para decorar a sua casa neste natal, pode tornar-se um pouco confuso escolher apenas uma. Mas garantimos que este passo é determinante para alcançar o resultado final desejado. Para ajudar, deixamos-lhe algumas ideias e tendências de decoração de natal para este ano.

                Natal ao estilo escandinavo

Quem nos segue com mais regularidade já sabe que somos suspeitos no que toca ao estilo escandinavo pois adoramo-lo para qualquer ocasião. Assim, não poderíamos deixar de o sugerir como uma alternativa elegante para este natal.

Essencialmente, esta será uma decoração simples, elegante, que privilegia tons neutros e naturais. Elementos decorativos também eles simples, mas com qualidade e apenas na quantidade necessária, sem excessos, aqui menos é mais. A árvore de Natal vai ser bem minimalista, se for natural melhor, e os adereços até podem ficar de parte. Se optar por este estilo também vai querer prestar uma maior atenção aos detalhes.

Decoração de natal estilo escandinavo

                Naturalista

Cada vez mais a consciência ecológica está presente nas nossas decisões diárias, e ainda bem! Como tal, uma das tendências passa por trazer o elemento natural para dentro de casa, ainda mais no Natal! As pinhas já são tradição e nunca são demais… Dão sempre um toque especial, muito natalício e natural a qualquer decoração. As folhas de eucalipto também são uma opção para adicionar a arranjos e centros de mesa, assim como o musgo, o alecrim e os azevinhos. Troncos de madeira podem servir de bancos, mesa de apoio ou simples elementos decorativos. Todos estes elementos podem ser recolhidos na natureza e, mais tarde, devolvidos à mesma.

Decoração de natal naturalista

                     Pinheiro vivo

Uma das grandes tendências é optar por uma árvore de natal natural ao invés da artificial. Esta é uma tradição dos países nórdicos, e que está cada vez mais em voga em Portugal. Deverá ter alguns cuidados acrescidos para conservar o seu pinheiro dentro de casa, nomeadamente mantê-lo perto de uma janela ou local com luminosidade, regar frequentemente e borrifar as folhas. Quando terminar a época natalícia poderá plantá-lo numa zona propícia ao seu desenvolvimento.

                Minimalista

A decoração de natal não precisa de ser espampanante para ser natalícia. Tudo depende do gosto pessoal. Se o seu gosto for mais discreto ou simplesmente não apreciar uma casa cheia de acessórios, pode optar por um estilo de decoração de natal mais minimalista. Aqui irá focar-se nas cores: tons neutros, pasteis e brancos; e nos elementos chave que deseja colocar nas suas divisões, na sua maioria com apontamentos naturais e simples. Fazer escolhas assertivas é muito importante para não acabar por abarrotar as divisões, exatamente o oposto daquilo que se pretende nesta decoração.

Decoração de natal minimalista

                Contemporâneo

Ainda que mantenha alguns dos elementos tradicionais, o estilo contemporâneo para a decoração de Natal procura jogar com peças modernas e irreverentes e conjugá-las entre si. Poderá também procurar alternativas para os mesmos elementos típicos de Natal, como a árvore ou o presépio, mas com designs modernos, arrojados e inovadores. Aqui também a combinação de cores pode fugir dos tons tradicionais e arriscar, por exemplo, com tons de castanho, azul, preto, marrom…

decoração de natal comtemporanea

A mesa de natal

Quase poderíamos dizer que a mesa de natal é a rainha da festa. Afinal, é em volta dela, acompanhados dos nossos familiares, que passamos boa parte da noite da consoada e do dia de Natal. Assim sendo, este é um dos elementos que deve merecer uma boa dose da sua atenção e carinho.

Velas, luzes e elementos naturais como folha de eucalipto, azevinhos e pinhas estão entre os nossos favoritos. Pode optar por colocar um arranjo no centro da mesa, adereços para os talheres, guardanapo e copo, base para os pratos, as opções são mais do que muitas. No entanto, não se esqueça que é fundamental manter esta mesa de natal funcional, afinal vai querer sentir-se à vontade para desfrutar a refeição e interagir com os seus familiares. Por isso, mantenha a mesa organizada, com espaços livres e, para tal, se necessário, reduza nos elementos decorativos. Peças chave, adornos simples e elegantes podem fazer toda a diferença. Inspire-se nas imagens abaixo para tirar algumas ideias.

decorações para a mesa de natal

O conforto de um ambiente acolhedor

O conforto é primordial em qualquer dia do ano. Como tal, este elemento básico, mas essencial, não pode faltar na época do ano em que se reúne com seus familiares. Assim, deverá assegurar que tem lugares para todos e que os seus espaços interiores, sobretudo os de convívio, estão bem quentinhos e aconchegantes. Adicione algumas mantas extra e almofadas que podem ser personalizadas para a época natalícia.

                A lareira

Somos fãs de lareiras e do conforto inigualável que elas proporcionam. Uma lareira tradicional pode não se adaptar a todas as casas e apartamentos, e quem não as tem precisaria de obras para adquirir uma já perto do Natal. Felizmente, já existem várias soluções e alternativas e uma das nossas preferidas são as lareiras ecológicas a bioetanol. Por esta altura do ano, começamos a incluí-las em projetos de design de interiores, além de funcionais são bastante versáteis e podem ser adicionadas a qualquer tipo de ambiente interior.

Iluminação: candeeiros, luzinhas e velas

A iluminação é importantíssima em qualquer casa e ainda mais no Natal! Através de candeeiros, luzinhas e velas conseguimos criar um ambiente confortável, acolhedor e natalício… por isso, não poupe a sua dedicação neste aspeto!

Candeeiros com luz amarela e de pouca intensidade são perfeitos para proporcionar esse ambiente aconchegante e perfeito para o Natal! Mas não só…

As velas, além de criarem aquele ambiente cozy dentro de casa ainda podem aromatizar a sala, se forem perfumadas. Nesse sentido, há aromas que nos remetem ainda mais para o natal, como velas com aroma a canela, maçã, chocolate, baunilha, biscoitos… No que toca a formatos também pode optar por velas diferentes do habitual, para marcar a data. A oferta é bastante diversificada e por isso opções irreverentes não vão faltar.

Luzinhas brancas ou amarelas são elegantes e discretas, pelo que ficam sempre bem em qualquer ambiente interior e até no jardim. No que toca a luzinhas, a proposta é arrojar, ser criativo e ir além da árvore de Natal. Pode experimentar colocá-las em arranjos de mesa, cortinados, móveis, etc.

velas e luzes de natal

A entrada

Quase nos esquecíamos dela… Nem pensar! Além da sala de estar e jantar, o hall de entrada é outro dos ambientes essenciais que não pode esquecer. Afinal é o cartão de convite dos seus convidados para a sua casa. Se não tiver hall dê atenção à sua porta de entrada. Com ou sem hall leve o seu toque de magia ao exterior e adicione alguns elementos decorativos que embelezem o exterior da sua casa.

decorações de natal para o hall de entrada

Os pequenos detalhes

Como não poderia deixar de ser… Faça o que fizer e qualquer que seja o estilo que optar, dê atenção aos pequenos detalhes, pois eles fazem toda a diferença numa decoração de natal bonita e harmoniosa.

Veja a nossa coleção de artigos para o Natal. 

 

Condições de acesso

Gostava de fazer um projeto de interiores, remodelar uma divisão ou usufruir de um serviço de decoração específico?

Estamos disponíveis para esclarecer
todas as duas dúvidas.

Deixe-nos uma mensagem!

 

ambiente fest com cores neutras e arrojadas vermelho

Gostaria de receber dicas e novidades sobre decoração?

Deixe o seu email e saiba sempre todas as novidades, promoções e dicas de decoração e design. 

Atenção! Para finalizar a subscrição por favor confirme através do email na sua caixa de correio.