Principais tendências de decoração para 2022

11 Jan 2022 | Decoração, Dicas

principais tendências de decoração para 2022

Casas práticas, ambientes integrados, elementos naturais, sustentabilidade, minimalismo, conforto, divisões multifuncionais, estão entre as principais tendências de decoração para o ano de 2022.

Remodelar a casa é uma das suas resoluções para o novo ano? Se sim, está no sítio certo. Além de dispormos de diversos serviços especializados de decoração e design de interiores, oferecemos no nosso blog várias dicas para quem gosta de se aventurar no mundo da decoração.

Inevitavelmente, as tendências de decoração para 2022 vêm ainda muito marcadas pelos reflexos da pandemia, que nos fez ficar mais tempo dentro de casa. Neste aspeto, ela trouxe-nos uma maior consciência para a importância de mantermos a nossa casa bem decorada, mas acima de tudo, confortável e funcional. O ano de 2022 vem reforçar esta consciência profunda do impacto que os nossos espaços têm nas nossas emoções e bem-estar e são estes aspetos que devemos refletir na decoração das nossas casas.

Quais as principais tendências de decoração para o ano 2022?

As tendências não servem para nos tornarmos escravos delas mas sim para nos trazer uma boa dose de inspiração. Assim, se deseja aprofundar-se nas tendências de decoração para o novo ano de 2022 continue a ler este artigo pois vamos já diretos ao assunto!

1. Conforto e funcionalidade

Se tivéssemos de descrever as tendências de decoração para 2022 com apenas uma palavra, escolheríamos funcionalidade.

Quem nos segue com regularidade certamente já se apercebeu que falamos deste tópico diversas vezes. E em 2022 não podia ser de outra maneira. Isto porque vivemos uma realidade que cada vez mais nos exige que sejamos práticos e isso reflete-se muito, também, dentro de casa.

A necessidade de mantermos a nossa casa confortável e funcional está mais evidente do que nunca e a decoração consegue, sem dúvida, garantir isso mesmo. Também já é assunto recorrente no blog da Casas Com Design, que uma decoração é muito mais do que uma estética bonita, poderá ler mais sobre esse assunto no nosso artigo «Afinal, o que é uma casa com design?».

tendencias-decoração-2022

Mobiliário pensado para o conforto e funcionalidade, planeamento das divisões, claridade natural dos ambientes, texturas suaves e tecidos agradáveis ao toque, almofadas e mantas para trazer aconchego, decoração simples privilegiando apenas o necessário no dia a dia, são alguns aspetos simples, mas que podem tornar o seu lar bem mais acolhedor.

Além destes, os próximos tópicos que iremos abordar neste artigo também contribuem em grande medida para o conforto e funcionalidade do lar.

2. Materiais naturais, de boa qualidade e com design

Para 2022 procuram-se soluções práticas e simples, mas bem desenhadas, com recurso a bons materiais, que sejam duráveis e de fácil manutenção.

Uma forma de reunir estética e conforto na decoração é através de materiais naturais, como a madeira, que está entre as principais tendências para este novo ano. Além dos móveis, este elemento pode ser utilizados de diversas formas, por exemplo, objetos de decoração, painéis, pisos…

tendencias-2022-madeira

Outros materiais naturais que também podem ser incluídos são o rattan, a verga ou bambu. Objetos feitos de fibras naturais como um abajur ou até uma poltrona de vime. O certo é que em 2022 vamos continuar a ver espaços onde estes materiais naturais criarão uma atmosfera mais leve e um tanto boémia, mas também poderão aparecer conjugados com elementos mais modernos e sofisticados de forma a servir de ponto de contraste.

             O mármore

Utilizar mármore e granito também faz com que sobressaia a natureza, criando um visual profundo e intrigante. O mármore, em particular, é usado expressivamente nas cozinhas e casas de banho, por sua vez, espaços com vertentes mais utilitárias, mas que através deste material ganham uma nova dimensão e requinte. Assim, neste ano a pedra mármore com veios carregados e cores diferenciadas também predominará em ambientes elegantes ou sumptuosos.

tendencias-2022-marmore

A procura por materiais macios e orgânicos, tons mais quentes, elementos terrosos como madeira, pedra e argila aumentaram, o que evidencia a primordialidade do elemento natural.

E claro, como não poderia deixar de ser, plantas interiores e flores, até mesmo flores secas, são sempre uma excelente forma de trazer a natureza para dentro de casa, dando um ar mais fresco e alegre à decoração.

3. Sustentabilidade

A par com os elementos naturais, sem dúvida que o ano de 2022 continuará a ser marcado pela sustentabilidade. Desde materiais reciclados ou ecológicos, espaços com eficiência energética, janelas grandes e aproveitamento da luz natural, materiais de mobiliário mais sustentáveis e têxteis amigos do ambiente, tudo o que no nosso espaço seja sinónimo de uma pegada de carbono mais reduzida.

4. Open spaces, integração de ambientes e multifuncionalidade

E para nosso deleite, os Open Spaces vieram para ficar! E porquê? Porque simplesmente funcionam!

A integração de ambientes não é de hoje mas está em alta e continuará presente em 2022. Espaços abertos e polivalentes vão perdurar pelos anos que seguem, dificilmente voltaremos a plantas arquitetónicas demasiado compartimentadas. Isto porque conectar vários espaços da casa traz inúmeros benefícios:

  • Promove uma dinâmica familiar mais próxima, propícia ao convívio
  • Melhora questões de iluminação e circulação do ar
  • Ajuda a ampliar visualmente ambientes pequenos
  • Ajuda a criar uma casa mais dinâmica e confortável
  • Cria um espaço amplo e fluido, sem barreiras visuais entre diferentes zonas

tendencias-2022-open-space

Esta integração de ambientes pode ser feita de diversas formas, muitas famílias hoje procuram casas com open spaces que integrem cozinha, zona de refeições, sala de estar e até zona de trabalho.  Esta preferência por espaços multifuncionais que unificam várias funções dentro de casa mostra, também, que as pessoas estão mais atentas e à procura de maior bem-estar, conforto, funcionalidade e proximidade com os seus familiares, tendo em vista o melhor uso coletivo.

No mesmo âmbito, entra no pacote das tendências o mobiliário prático e multifuncional, com design, fácil de interligar e adaptar a diferentes situações. Por exemplo, móveis que podem ser adaptados para uma estação de trabalho, ao mesmo tempo que podem funcionar como aparador e mesa… Ou ainda móveis retráteis que ajudam a trazer dinamismo, conforto e funcionalidade para o seu dia a dia.

              HOME OFFICE

A zona de teletrabalho também ganhou um lugar preponderante nos últimos anos e assim se manterá em 2022 pela imprevisibilidade da situação que vivemos. O trabalho a partir de casa passou a ser uma realidade para muitos que ainda estão em home office. Isto fez com que as pessoas passassem a investir mais tempo e dedicação a reformular estes espaços de trabalho, buscando, lá está, conforto e funcionalidade. Muitas vezes este espaço está integrado na sala de estar, no quarto ou outro recanto da casa que esteja disponível, pelo que é preciso adaptá-lo. Assim a tendência dos home offices para este ano continuará e passará por personalizar ainda mais o escritório ao encontro das necessidades de cada um.

home office design

              Varandas, terraços e jardins

É sabido, também, que a atividade de passar tempo ao ar livre ganhou mais importância na vida de cada um. Viver a natureza nunca foi tão necessário e ter em casa um cantinho exterior é hoje um privilégio. Como tal, uma varanda, um terraço ou um jardim são espaços que passaram a ganhar relevância e a merecer a nossa atenção e assim se vai manter em 2022. Por isso, a decoração e remodelação destes espaços passa muito por torná-los mais harmoniosos e funcionais seja para praticar exercício físico, relaxar, fazer refeições ao ar livre, como recreio infantil ou zona de convívio familiar. As possibilidades são infinitas para um espaço exterior.

decoração de varandas, jardins e terraços

5. Minimalismo

O minimalismo tem vindo a atrair muitas atenções e carinho e isso deve-se a esta busca pelo bem-estar, conforto e funcionalidade dentro de casa. A grande ideia da decoração minimalista é elaborar ambientes que sejam práticos e confortáveis, mas sem excesso de informação, sempre fiel à norma «menos é mais». Enquanto isso, o conceito do «ter menos, mas ter melhor» também vem na linha do pensamento sustentável e da opção por mobiliário duradouro de boa qualidade, tal como falámos anteriormente. Todas estas tendências estão entrelaçadas entre si naquele que é o reflexo de uma maior consciência para o bem-estar geral. Este é o mote para o futuro.

Assim, na onda minimalista temos mobiliário de boa qualidade, com linhas depuradas, peças mais baixas, materiais macios ao toque e confortáveis, tons claros que confiram tranquilidade, móveis multifuncionais, alguns objetos decorativos, mas poucos, por exemplo peças de arte. No fundo, criar um ambiente que, não obstante a simplicidade, ganhe em extremo conforto.

6. Cores terrosas, tons neutros e alguns contrastes

No que toca a cores, os tons neutros vão continuar a predominar na decoração, mas este ano serão por vezes interrompidos com apontamentos, contrastes e outros detalhes que tornem a decoração menos monótona. Esses apontamentos podem surgir através de almofadas, peças de decoração, velas, jarras, entre muitas outras opções. As cores terrosas também vão continuar a aparecer em 2022 com o devido destaque, embora as atenções devam cair nas matizes pastel.

              O regresso do dourado

Ainda que a cor dourada não tenha prazo de validade, a verdade é que ela andou mais desaparecida. Já sabemos que as tendências são cíclicas e, por isso, vão e voltam. Como tal, o dourado volta à ribalta este ano, mas atenção à dose q.b. A cor dourada associada ao refinamento, ao luxo e à elegância regressa, acima de tudo, nos detalhes decorativos como em metais, isto é, torneiras de casa de banho, puxadores de armários, candeeiros, vasos, entre outros.

              Casas de banho irreverentes

A somar à temática dos mármores e na continuação dos apontamentos dourados, as tendências das casas de banho em 2022 apontam exatamente para os detalhes diferenciados e contrastantes das torneiras, chuveiros, toalheiros e outros acessórios de utilidade na divisão. Aqui a aposta será arriscar com acabamentos menos usuais como o preto, o dourado e o acobreado. Estes detalhes fazem realmente a diferença na mais simples das casas de banho.

tendencias-de-casa-de-banho

7. Breves viagens ao passado

Não se admire se ao passar pelas montras decorativas se deparar com móveis estofados de cantos arredondados e formas oblongas, em cores como amarelo, laranja ou castanho, no espírito dos anos 70 e 80. Isto porque a conjugação de peças intemporais antigas com mobiliário moderno é outra das tendências de decoração para 2022. Este «vai e vem» ao passado, presente e futuro, numa espécie de estilo retrô, abre espaço a que peças antigas que remetem a memórias afetivas e histórias sejam inseridas na decoração moderna. Esta tendência é uma boa aposta para quem se identifica com decorações mais elaboradas e uma paleta de cores mais rica e luxuosa.

No fundo, a grande proposta de decoração para 2022 é a de criarmos casas práticas, acolhedoras e multifuncionais que reflitam tranquilidade e garantam o bem-estar de toda a família.

 

Condições de acesso

Gostava de fazer um projeto de interiores, remodelar uma divisão ou usufruir de um serviço de decoração específico?

Estamos disponíveis para esclarecer
todas as duas dúvidas.

Deixe-nos uma mensagem!

 

ambiente fest com cores neutras e arrojadas vermelho

Gostaria de receber dicas e novidades sobre decoração?

Deixe o seu email e saiba sempre todas as novidades, promoções e dicas de decoração e design. 

Atenção! Para finalizar a subscrição por favor confirme através do email na sua caixa de correio.