fbpx

A NOVA TENDÊNCIA: RATTAN

O Rattan veio para ficar.  Não é novidade, surgiu na década de 70 em cadeiras, cestas e principalmente em mobiliário de exterior devido à sua resistência e durabilidade. Hoje surgiu das cinzas como uma fénix, que se tornou uma tendência absoluta na decoração e que  passou também para o interior em todo o tipo de peças, desde mais trabalhadas e arrojadas às mais simples.

O rattan é uma fibra vegetal da palmeira Calamos Rotana, oriunda da Ásia e da Oceânia. É uma fibra maleável, leve e bastante resistente, tornando-se uma das melhores opções de fibras naturais para confecção de móveis e objectos. Permitindo a produção de inúmeros artigos, desde cadeiras, poltronas, mesas de centro, mesas laterais e sofás, além de cestos, caixas, bandejas e outros objectos funcionais e decorativos. A sua técnica manual de fibras naturais entrelaçadas, além de adicionar textura, adiciona também história e riqueza aos espaços.

O rattan tem ainda a característica de ser sustentável, uma vez que a planta tem um crescimento semelhante às trepadeiras, subindo e sufocando as outras espécies. Assim, ao ser retirada da natureza é benéfico, pois permite as plantas ao seu redor viverem. Nos anos 70 surgiu com a necessidade da reaproximação da sociedade com a natureza. Esta tendência que surge agora, é muito similar ao dos anos 70, quando surgiu no mundo o conceito de sustentabilidade. Mas hoje, além de preservar a natureza, há também a necessidade de nos reconectar profundamente com ela.

Uma das marcas que transmite na perfeição esta tendência é a Hkliving.

Emiel Hetsen, um dos fundadores da marca era um comprador profissional de antiguidades que fornecia ao mundo as peças mais únicas e bonitas e colocando-as em projetos por toda a Europa. Em 2008 a procura por móveis e iluminação vintage estava no topo da procura, e Emiel começou a procurar alternativas para fornecer quantidades maiores e mais opções para a sua base de clientes. Este contactou o seu amigo de infância Sander Klaver, que trabalhava no comércio internacional, para ajuda-lo a criar coleção de vários artigos na Ásia. Assim nasceu a Hkliving. Desde o primeiro dia que a Hkliving é um grande sucesso e hoje está presente em 70 países espalhados pelo mundo inteiro.