Como elaborar um projeto de cozinha

5 Set 2020 | Dicas

Com um papel central nas nossas casas, é importante que a cozinha seja funcional, confortável e que corresponda às necessidades da rotina diária.

É fundamental uma distribuição correta e fluída, diminuindo o trabalho e facilitando a vida quotidiana, transformando o ambiente num espaço social ideal para viver entre família e amigos. Por isto, a importância de uma cozinha personalizada adaptando-se, não só ao espaço disponível, como também às nossas necessidades. Portanto, a cozinha vai muito mais além da estética, ergonomia e conforto.

Neste post referimos algumas dicas como planear a sua cozinha e garantir o sucesso do projeto.

cozinha hay

#1 DIMENSÕES

Primeiro, é fundamental saber as dimensões do local e adequar toda a cozinha à escala do espaço. Ou seja, numa cozinha pequena convém adaptar eletrodomésticos com dimensão mais reduzida para rentabilizar o espaço de confeção e preparação das refeições, e de forma a caber todos os eletrodomésticos que usamos.

 

 

#2 CIRCULAÇÃO E ERGONOMIA

Após a seleção de eletrodomésticos é essencial colocá-los em espaços estratégicos criando fluxo direto entre os equipamentos como fogão, forno, frigorífico e lava-loiça. Assim como, locais de fácil acesso para utensílios de uso habitual e ingredientes também são fundamentais para uma cozinha funcional e atrativa.

 

 

#3 BANCADA

É importante ter espaço de bancada para os vários utensílios como: máquina de café, torradeira, liquidificador e outros elementos. É de salientar ainda, que deve sobrar espaço suficiente para a preparação e confeção de refeições.

 

#4 ILUMINAÇÃO

A iluminação adequada é um fator crucial para as várias zonas da cozinha. Iluminação geral do ambiente e iluminação especifica é essencial nas zonas de trabalho como fogão, lava-loiça e bancada de confeção.

#5 CONFORTO E SEGURANÇA

A disposição e altura dos móveis determina o conforto e segurança de quem os utiliza. Assim, não deve estar demasiado alto porque pode provocar acidentes pela dificuldade de transportar tabuleiros muito pesados. Assim como, a máquina de lavar-loiça deve estar, sempre que possível, situada por baixo da zona de escorredor do lava-loiça, de modo a evitar pingos quando a máquina é utilizada. A distância entre a bancada e móveis superiores deve ser de 50 cm exceto na zona de fogão ou placa que deve ser cerca de 65 a 75cm.

 

#6 LAYOUT

O layout da cozinha deve ser definido pela forma da mesma. Se a cozinha for estreita, o layout mais apropriado será uma linha única, onde a bancada e eletrodomésticos serão colocados lado a lado, sem prejudicar os rendimentos de qualquer um das máquinas. Assim, evita-se cortar a bancada em diversos pontos. Os armários altos e superiores são indispensáveis nesta caso para maximizar a arrumação. Se o espaço for quadrado, pode ser implementado um layout em forma de U, que é muito prático e oferece diversas zonas de trabalho e armazenamento. Garantindo assim, o triângulo de trabalho perfeito.

Em cozinhas maiores, a forma em L possibilita criar a zona de refeições na bancada. Os cantos neste layout e no layout em U, podem ser aproveitados com cantos mágicos (sistema de arrumação de fácil acesso). Aqui, alterna-se os elementos do triângulo (frigorífico, fogão e lava-louça) com superfícies de bancada. Só em cozinhas maiores é possível criar o layout com ilha devido à distancia mínima de 120 cm entre bancadas, de forma a assegurar a total abertura de portas de ambos os lados. Ideal para promover o convívio, pode ainda ser usada como mesa de refeições.

Se optar por uma cozinha aberta para a sala, a famosa kitchenette, há que ter em conta um bom sistema de exaustão do fogão ou placa para evitar que os cheiros se propaguem para a zona de estar. Esta opção, permite em simultâneo,  preparar refeições e conviver com a família ou convidados.

GOSTAVA DE PROJETAR A SUA COZINHA CONNOSCO?

 

 CONTACTE-NOS

Condições de acesso

Gostava de fazer um projeto de interiores, remodelar uma divisão ou usufruir de um serviço de decoração específico?

Estamos disponíveis para esclarecer
todas as duas dúvidas.

Deixe-nos uma mensagem!

 

Deseja receber dicas e novidades do universo do design de interiores?

Deixe o seu email e saiba sempre todas as novidades, promoções e dicas de decoração e design. 

Atenção! Para finalizar a subscrição por favor confirme através do email na sua caixa de correio.